sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Novo fardamento da Rede Municipal de Ensino é apresentado oficialmente.

Vamos começar com os pontos positivos. Desde da primeira gestão do Governador Cid Gomes, chego já na prefeitura de Fortaleza, percebi que a gestão não adotará uma marca própria, como era de práxis dos governos anteriores. Desenvolver uma logo que identifica-se a atual gestão. Foi assim com todos os gestores, até a chegada de Cid Gomes, que de uma felicidade estratégia, assinou a marca do seu governo com o brasão da bandeira do Estado. 

Roberto Cláudio, atual prefeito de Fortaleza, e seguidor do mesmo partido do Governo, adotou o mesmo comportamento estratégico, assinando a sua gestão com as cores e o brasão da bandeira da cidade.

Na minha opinião uma decisão formidável. Pelo simples fato de trazer para o cotidiano e para a vida de todos os fortalezenses a sua bandeira, a sua cor e a sua imagem.

Veja uma pequena retrospectiva da identidade visual das gestões anteriores, passando por Juraci Magalhães, Luiziane Lins e Roberto Cláudio.

Na segunda gestão da Era Juraci Magalhães, a Prefeitura de Fortaleza assinava com essa identidade:


Na Gestão Luiziane Lins houve uma marca conjugada. A gestão trouxe o brasão da bandeira de Fortaleza assinando com uma marca própria. Veja:

E a atual gestão, do Dr. Roberto Cláudio, ele abandonou a ideia de uma identificação somada a identidade histórica da cidade. Veja:

Para mim, um ganho institucional fantástico. A Estilização do Forte e o destaque ao símbolo da cidade de Fortaleza é de uma decisão estratégica importante, e com ganhos e relevância para toda a cidade.

- Sim, mas Fábio, você não ia falar do fardamento da rede municipal? Claro, respondo, é porque quando entra marca no meio do assunto me empolgo. Veja, a atual gestão traduziu as cores da cidade, dentro de uma leitura leve, moderna e porque não dizer bem sofisticada, para o fardamento escolar da rede municipal de ensino. Veja como ficou:


Uma leitura charmosa e que valoriza a alto estima dos estudantes da rede. Fora de uma leitura governamental, mas dentro de uma leitura de valorização do aluno. Na farda, os traços e as partes brancas oferecem um tom de "novo", de atraente, já o desenho da bolsa escolar, oferece uma paixão pelo estudo e provoca um "querer viver esse momento que estão oferecendo".

Eu gostei muito!

Fábio Mesquita Torres, Grão Novo.